CRÔNICAS CEGAS: A moça que vende batom

      

Aqui no trabalho, tem uma moça que passa de vez em quando, acho que uma vez por semana, vendendo cosméticos. Ela sempre vem bem tarde, depois do fim do expediente e, quando estou sozinha e silenciosa concentrada no trabalho, escuto seus passos no corredor. Com o prédio praticamente vazio, é fácil identificar seu andar peculiar. Passos arrastados, lentos, que vêm vindo na direção da minha sala. Ela abre a porta sem cerimônias, como qualquer um que vem aqui. É uma repartição com atendimento ao público. Desde que comecei a trabalhar neste lugar, há quase seis anos, ela diz exatamente a mesma frase, sem variar a entonação. Anuncia o nome da marca de cosméticos, seguido por um “Tem batom na promoção”. Nunca comprei com ela. Não uso essa marca. Isso me leva a, há seis anos, repetir minha resposta: “Não, moça, obrigada”.

Ela não se abala com minha recusa. Apenas se arrasta para fora e fecha a porta atrás de si.

A moça do batom, que na verdade é uma senhora bem mais velha que eu, continua igual desde a primeira vez que a vi entrar aqui oferecendo seus produtos. Não envelheceu um isso e mantém os mesmos cabelos curtos. Enquanto que eu já fui várias pessoas durante esses anos, com todas as cores e cortes de cabelo, aumentando o número de tatuagens, variando o estilo de roupa, criando e desfazendo afinidades, trocando humores e disposições, renovando revoltas e ambições… Ela e seu jaleco branco são precisamente os mesmos.

Hoje, pensei em comprar um batom.

Quis ver as cores que ela tem e o valor da promoção. Mas, assim que ela entrou e proferiu sua costumeira frase, respondi: “Não, moça, obrigada”. Percebi então que, ao contrário das características superficiais tão variadas, eu não mudo nada. Sou exatamente como ela. Os mesmos passos arrastados no corredor. A mesma frase.

Todo dia, a mesma frase.

A mesma resposta.

“Não, moça, obrigada”.



Imagem: Arte de Shiori Matsumoto, alterada por mim.
Deixe um comentário

